sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama e o Prémio Nobel\Nobele


Desta vez uma mensagem altamente actual, nunca visto por aqui mas às vezes tenho destas coisas.
O presidente dos Estados Unidos da América, como todos sabem, ganhou hoje o prémio Nobel da Paz. Como não sou comunista não digo Nobele como um certo célebre comunista, tal como digo Portugal e Espanha em vez de "Ibéria".
O que é que esta notícia tem de especial? O facto de eu ter encontrado a razão para tal sucedido e demorou incrivelmente uma fracção de segundo, foi ainda mais rápida que a Teoria dos Alferes Milicianos e a Força Delta (para quem sabe da história). Ora, porque é que ele ganhou o prémio?! Interesses!!! Claro, o que é que faz girar o mundo? Antes de responderem "Física" a palavra é Interesse, aqui vai:
O Obama ganhou o prémio Nobel para deixar em paz o Irão e para garantir que os E.U.A. NÃO o vão invadir. Ficava terrivelmente mal ao Obama invadir o Irão depois de ganhar um Nobel da paz. Neste mandato não vai haver invasão nenhuma. Claro que isto tem "interesse" para a paz mundial... Treta!!! Tudo parece bonito mas não é. Os Suecos e os seus vizinhos com esta jogada não vão perder a galinha dos ovos de ouro: o Irão e os estados Árabes.
A França estava toda contente com a nomeação de Obama, podera, vão poder continuar a vender componentes para centrais nucleares ao Irão, isto vi eu na televisão. Mas quem deve estar com um sorriso de orelha a orelha deve ser a vizinha Russia e Alemanha pelos mesmos motivos. Perder a galinha dos ovos de ouro com esta crise em curso?! Nem pensar!! Mesmo a Suécia, Finlândia e afins vão poder exportar toda a sua tecnologia aos sequiosos árabes.
Há razões para a Europa estar feliz, menos os Ingleses, o Irão também não gosta lá muito deles e têm de dançar a música americana mas como eles nem se consideram lá muito europeus é razão para dizer que a Europa se pode dar como feliz, isto é, a Europa que exporta (nós não).
Israel mostrou contentamento pelo Obama ter ganho o prémio, mas porque calha bem. Era mau dizer que neste momento estão a dar cabeçadas nas paredes porque o Irão nos próximos 5 anos lhes vai roer os calcanhares. Vai o Irão e os estados árabes, munidos com a tecnologia Europeia, mais uma vez fazer com que Israel ande com o cu apertado.
Há 29 hipóteses em 30 que eu esteja errado, e normalmente estou, mas não me tiram da cabeça que tudo isto está por trás da atribuição do prémio Nobel a Barack Obama e se eu realmente estiver correcto... os senhores Suecos podem começar a fazer fila e ter cuidado para não cair... demasiado cedo.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Direita e os tiros nos pés


Decorreu no passado domingo as legislativas e como seria de prever o PS ganhou, porquê??
Ganhou porque a Direita na figura do PSD passou os últimos 5 meses a dar tiros nos pés conseguindo no entanto ganhar as europeias somente porque o Balsemão levava a Manuela Ferreira Leite às cavalitas mas, mesmo com o peso extra, ganhou uma corrida nada difícil.
Quando a Manuela Ferreira Leite ganhou a liderança do PSD e começou para lá a discursar eu estava sozinho em casa a ver televisão e cheguei à conclusão que um dos dois era doido!! E pela primeira vez na vida cheguei à conclusão: "Ena, não sou eu!!" Onde é que a desencantaram?? O que é que se passa com vocês Sociais Democratas??Vocês não a ouviam falar??
Os Sociais Democratas não terem conseguido encontrar alguém que não tenha conseguido derrotar o Sócrates vai para além da compreensão e do imaginável. Foi como encontrar uma pessoal normal que ia perder nos paraolímpicos...
Para além da boca, que não devia reproduzir o que lhe vai na cabeça, ela foi Ministra das Finanças só por isso algo odiado, tal como um Dentista, e além do mais quem é que ia votar numa avozinha que parece que comprou todo o seu guarda-roupa na "Bruxelas"??
Deu o PSD um tiro nos dois pés, dois braços e na cabeça ao desencantar a Manuela Ferreira Leite, quando afinal um macaco tangitano fazia o trabalho, e ela para seguir a ideologia do partido continuou a dar tiros nos seus acabando por dar o que deu.
Uma boa oportunidade da Direita voltar ao Governo e dá nisto!! Mas visto bem a coisa, melhor assim. Pelo menos aproveitou o CDS que ficou à frente dos Leninistas e Estalinistas mas por pura sorte uma vez que os Submarinos voltaram para assombrar o Paulo Portas.
Visto que o problema do PSD é arranjar no mínimo um líder fraquinho aqui fica a dica como arranjar um: pegam no vencedor dos Ídolos da SIC, tapam-lhe os olhos e mandam-no atirar um dardo ao mapa de Portugal. Para a localidade onde ele acertar envia-se um avião com um macaco e manda-se o cabrãozinho lá de cima de paraquedas. A primeira pessoa que ele agarrar depois de aterrar é o Presidente do Partido Social Democrata.

domingo, 30 de agosto de 2009

Agradecimento


Quero deixar aqui o meu agradecimento a estes dois "heróis" portugueses que muito dignificaram Portugal e o Exército aquém fronteiras e que souberam estar sempre ao lado dos seus homens, comanda-los e sobretudo ter o interesse desses homens na maior consideração pondo-os à frente dos seus interesses pessoais: http://dre.pt/pdf2sdip/2009/03/062000000/1194411945.pdf
Desde já e sempre a Rocha Tarpeia estará SEMPRE desejosa de os acolher e fazê-los saltar para a consideração que realmente merecem.
Aliás para os conhecedores comparo mesmo estes dois senhores com o filho de Marco Emílio Scauro Princeps Senatus (também com o mesmo nome mas assim é mais fácil de situar) grande herói romano da Batalha de Arausio.
As prestações destes Comandantes foram aliás algo de uma vigorosa notícia numa revista de grande publicação em Portugal.
Bem hajam.

sábado, 29 de agosto de 2009

Dica para Casamentos Católicos



Afinal, porque é que se casa pela Igreja?! Pela devoção, por tradição, porque é bonito casar com um vestido branco, porque parece mal à vizinha que tenhamos netos sem termos um genro e mais e mais e mais mas continuo, porque é que se casa pela Igreja?!
O que mais me aproxima dos Comunistas é ser ateu, o PCP pode não ser mas o "Zé Estale" era, portanto não vejo o porquê de me casar pela Igreja se não acredito na Religião Católica, não quero saber do que é que as minhas vizinhas pensam (muito devotas por sinal) e porque assinar um papel legalmente vale tanto ou mais.
Sendo a minha antiga média de casamentos de 1 em cada 5 anos e a actual de 1 por semana cheguei a uma conclusão estonteante sobre um acontecimento que pode tornar um Casamento Católico um bocado frio e desconcertante que põe o padre a olhar para os noivos de lado.
Se vós e os vossos conhecidos, amigos, família e afins forem extremamente devotos podem passar para o próximo "post" se não... fiquem por aqui.
Se forem das pessoas que se casam pelo vestido, tradição e afins e a última vez que entraram numa igreja foram obrigados e a maior parte dos vossos amigos, conhecidos e família também, então podem originar-se uns momentos de tensão.
O casamento é uma cerimónia, como tal, as pessoas que assistem à mesma têm que saber o que vão fazer e dizer senão dá barraca, claro está. Não saber o "Pai Nosso", a "Avé Maria", "Credos" e afins criam momentos de silêncio só interrompido pelo microfone do padre que é o único que os diz, ele e a tia Gertrudes mas a essa ninguém a ouve numa Igreja de 100 pessoas. Não saber quando sentar e estar de pé é outra.
Como evitar?
Duas hipóteses, ambas custam dinheiro:
1- fazer pequenos guiões da cerimónia (com TUDO) e coloca-los nos bancos e esperar que alguém os leia;
2- Já que está na moda pagar a coros para ir cantar no casamento, poupa-se um bocado na decoração das flores na Igreja e contratam-se cerca de 20 "acólitas\os" (por meros 100 a 200 euros, se compararmos com a quinta que custa 17500 é pouco) que debitem todas as orações e mais algumas. Pomos o grosso lá na frente e espalhamos as restantes. Assim é só olhar para as senhoras\es, imitar os mesmos movimentos e balbuciar uma canção qualquer dos "Evangelis" quando for a parte das orações. Assim não há silêncios constrangedores que fazem pensar ao Padre o que é que ele está ali a fazer no meio de ereges na Casa de Deus e a obrigar o pobre senhor que troca de carro todos os anos e que não paga impostos a estar constantemente a dizer-nos para nos sentarmos e a pormos de pé.
Visto bem a coisa este é um nicho de mercado ainda por explorar e o que não falta são "jovens" acólitas\os a quem a pensão não chega e que aceitavam de bom gosto mais uma maquia ao final do mês para poder pagar os genéricos.

A Justiça


Porque é que os Tribunais entraram em falha cardíaca levando a que o Zé Criminoso continue na rua, que o Zé Político Corrupto Vigarista Criminoso continue em listas políticas e a ter mandatos e a que tudo funcione mal?? Porque Portugal (felizmente) já não é analfabeto mas sim DOUTOR!!
Da mesma maneira que um General tem direito a ordenanças o Sr Doutor tem direito a ser Doutor. À que aproveitar agora todo o tempo passado na Universidade a derreter o dinheiro dos velhos, as grandes noitadas e todos aqueles comas alcoólicos para agora aproveitar a vida e finalmente ter direito a todas as deferências, estatutos e renumerações que o estatuto de Doutor exige.
Os piquetes, turnos, planeamentos de férias, férias em época baixa e trabalho depois das 17 são para o Zé que não tem o 9º ano. Doutor que é Doutor tem 2 meses de férias em Època Alta e fecha a "tasca" para balanço. Se há sessões urgentes por fazer sempre podem esperar pelo fim do Verão e já agora, se há alguém violado depois das 17... bem, também pode esperar pelo fim do Verão.
Em cidades como Nova Iorque que tem basicamente mais gente que Portugal os tribunais funcionam... 24h por dia!!! 24!!! Todo o ano. Deve ser por terem poucos Doutores, ao contrário de Portugal. Mas por cá nem era preciso isso. No meu anterior emprego (agora sou apenas mais um parasita social) se tivesse que acabar um trabalho depois das 17 tinha de lá ficar e acabava. Se havia algum emprevisto e me chamassem ao fim de semana eu tinha que lá ir, para o local de trabalho não "ficar às moscas" e para se fazer alguma coisa as férias eram planeadas entre todos...aliás... como em 1001 sítios em Portugal, mas sem Doutores... e não recebíamos mais por isso. Agora querem aumentar os magistrados e dar-lhes bonus de produtividade para poderem fazer com que o "Pacemaker" judicial não deixe morrer a Justiça. Mas são Doutores...
Infelizmente a Rocha Tarpeia não podia ser utilizada neste caso, ajudava mas não resolvia, 4\5 dos que a mereciam iriam aterrar num "tapete" macio do 1\5 que já tinha saltado.
A coisa fazia-se e a Justiça nem ia precisar de Pacemaker nenhum mas era preciso um "Dr House" no Ministério da Justiça, até lá os Doutores vão continuar a ser Doutores e os outros vão continuar a ser os outros .

Há gente e gente e todos sabemos a quem "cabe a carapuça" portanto os indignados que olhem para eles próprios e vão bater a outra porta. Todos sabemos que ainda há profissionais e pessoas íntegras em Portugal... com um Curso Superior.

domingo, 19 de julho de 2009

Segunda Vinda de Jesus Cristo



Diz a teoria que Jesus Cristo há-de voltar à terra fazer não sei o quê e nós ou morremos ou vivemos e coisa e tal, a questão é: já veio, ainda não ou nem sequer pensa cá pôr os pés??
Faltava um tema religioso neste blog, nada melhor do que este. Estava eu hoje no casamento do "Penafas" quando ao olhar para a cruz por cima do padre me veio novamente todo este caldo teológico à cabeça. "A segunda vinda de Jesus Cristo à terra". Estava a acontecer um casamento mas a minha mente divagava neste mistério ("Penafas", o casamento foi bom, Jesus Cristo não me distraiu, eu vi todo o casamento).
Primeira hipótese, ele já veio. Só me ocorre uma idéia, se veio foi na década de 60\70 e era de certeza absoluta um hippie. Quando ele por cá andou da primeira vez andava vestido à hippie ( ou os hippies é que andam vestido a ele), apelava à paz e amor, sentava-se ao ar livre com a "malta" e falava de coisas que a maioria das pessoas na altura não intendia ou fazia para ignorar, levava porrada dos romanos (hoje temos polícia que até têm escudos e bastões) e não foi à tropa. Tudo isto se encaixa num hippie. Claro que fez milagres mas um hippie que tenha tomado ácidos também faz ou pensa que faz, ressuscitar um morto é a parte mais fácil... é só os rins processarem o produto que o "morto" fica logo bom e pronto para outra. Portanto, se Jesus voltou à terra de certeza que foi um hippie e juntou aquela malta toda em Woodstock. Não há volta a dar. O problema é que só os "outros" hippies é que lhe passaram cartão e o resto da humanidade "ligou a ficha à terra". Se voltou a morrer por nós (não tem muito nexo mas pronto) em vez de ter sido crucificado deve ter ido para o "Nam"...
Se ainda não veio... bem, fica sem efeito.
Mas caso ele pense vir... eu não recomendava. Porquê?! Porque iam confundi-lo com um hippie é claro!! Ninguém lhe ia dar atenção ainda mais com todos esses "falsos" profetas que andam por aí. Mas se eu visse um hippie a dizer que era o messias aí já pensava duas vezes. Não estou a ver o Neo Jesus Cristo com fatos caros e a pedir dinheiro, não entra no profile de messias mas como hippie já entra.
Se calhar ele adiantou-se a este blog e sabe perfeitamente que nem vale a pena cá por os pés... e a humanidade está condenada (por acaso está mesmo, o Sol há-de expandir e destruir o Sistema Solar, expansão do Universo etc etc).
Última hipótese... Jesus Cristo existiu mas era homem, morreu e ponto final. Eu vou mais por aí, cada um acredita no que quer.

Comunistas, 25 de Abril, 1975


O título tem vírgulas e não se refere aos Comunistas no 25 de Abril de 1975 mas sim aos Comunistas no 25 de Abril de 1974 e no ano de 1975... coisas diferentes, bem diferentes...
Comunismo: Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção e mais não sei o quê... quem tiver mais interesse sobre o assunto o Sr Francisco Louçã dá uma mãozinha... dá não! cede temporariamente pois a mão é de todos... enfim...
Como todos sabem os Comunistas, principalmente o nosso PCP ajudou o nosso país a sair do Facismo para poder entrar na Democracia. Graças aos comunistas (e não só) ajudados pelos rublos desse defensor da Democracia que era a U.R.S.S.(não me acusem já de demagogia, a direita[e a esquerda mais à direita] também receberam dólares desse defensor da democracia que era...é ou será... ou foi... os E.U.A.) para trazer a Democracia para Portugal. Eu não precisava escrever isto pois o PCP faz questão de nos lembrar constantemente (mas sem menção aos rublos o que tornaria o Brezhnev muito triste hoje em dia).
Esquecem-se no entanto de referir que em 1975 tentaram tornar Portugal em algo parecido com a URSL (União das Repúblicas Socialistas Lusas) ou algo do género. O Fascismo é mau!!! a Ditadura é má!!! uma ditadura comunista é m... boa!!! Pois, essa parte da história já não convém lembrar às pessoas e o malvado do Jaime Neves que foi promovido a general!!! Pois, esse também é mau, fez com que a URSL não fosse possível, xatice... deve ser facista ou assim...
Não digo que não tenham feito coisas boas mas não o cantem à boca cheia sem adicionar um ano de raio à história. Sem o raio isso sim, é demagogia.
(Se o PCP ganhar as eleições e for avante com a URSL declaro desde já que prefiro a Gulag na Serra da Estrela em vez de ser no Alentejo porque sim!!! eu hei-de lá ir parar)

sábado, 18 de julho de 2009

ASAE \ PIDE


A ASAE quase se compara com a PIDE ( ui já tenho a ASAE e metade do PCP à perna mas mesmo assim não me calo) senão vejamos:
Antes do 25 de Abril um sujeito era preso pela PIDE por lutar pela liberdade no nosso país, hoje é um herói incontestado. Antes do 25 de Abril um sujeito era preso pela PIDE por ser um bandido, fazia trinta por uma linha e era um parasita da sociedade, hoje é um (claro está) herói incontestado.
A PIDE é má, a PIDE é péssima, as ruas deveriam ter nomes das pessoas presas pela PIDE... pelo menos é a opinião de quem viveu no tempo do Império (mas que foi preso pela PIDE), ou seja ter sido preso pela PIDE é o que importa, não interessa o porquê...
Depois do 25 de Abril um sujeito é fiscalizado pela ASAE (de maneira inconstitucional) por ter uma garrafa sem rolha e é-lhe fechado o negócio, agora é um oprimido, pode recorrer e ser indemnizado pelo Estado. Depois do 25 de Abril um sujeito é fiscalizado pela ASAE (de maneira inconstitucional) por vender produtos pirateados, fazer trinta por uma linha e ser parasita da sociedade e é lhe fechado o negócio, agora é um oprimido, pode recorrer e ser indemnizado pelo Estado.
Não interessa quem fez o quê, a ASAE fechou-lhes o negócio, é o que realmente interessa e os dois podem ser indemnizados pelo estado.
Esta é a minha comparação da PIDE com a ASAE, ambas têm vítimas que se safaram ou podem safar-se indevidamente... Quem quiser fazer outras comparações está à vontade, eu fico por aqui...

Comer um Mil-Folhas


Como os meus leitores (cerca de 2 mais a senhora Arminda da mercearia da esquina) ficaram muitos incomodados por eu não escrever nada desde Janeiro aqui vai algo um pouco... "Português Suave" para amaciar os meus próximos... "artigos" mais do género de "Animal Feroz".
Nada como começar por ensinar como comer um mil-folhas. Acham que não tem "ciência"?! Enganem-se então:
O mil-folhas como sabem, tem a infelicidade de ter sido concebido para que a cobertura se cole ao céu da boca, o que o torna um bolo "aborrecido" de comer... até agora!!
Aqui vai: para comer um mil-folhas basta comê-lo ao contrário! Quero eu dizer, com a cobertura branca com veios de chocolate voltada para baixo. Simples mas eficaz.
A outra maneira é separar o mil folhas pelo meio do bolo ficando com dois bocados de bolo: um com a parte superior do bolo e a outra com a parte inferior do bolo e depois comer ambas as partes em separado. Aconselho a comer primeiro a parte de baixo onde se concentra normalmente o creme e depois a parte superior (devidamente voltada para baixo).
Sigam o meu concelho e evitam o "escarafunchar" do céu da boca com a língua ou com o dedo... parece mal.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Janeiras em São Bento


Eis mais uma evolução em Portugal, os alunos do Colégio Militar além de cantarem as janeiras ao Presidente da República (chefe máximo das Forças Armadas) também cantam agora ao Dr\Eng\Guru José Sócrates .
A primeira coisa que me veio à cabeça depois de ter visto a dita situação na televisão foi um grupo de miúdos coreanos a cantar um hino a enaltecer o seu "querido líder" Kim Jong-Il. Parecia que estávamos na Coreia do Norte tal era a letra. Para quem não sabe (parece) que é tradição os alunos do Colégio Militar cantarem as janeiras ao Presidente da República mas por ele ser o chefe máximo das Forças Armadas. É muito duvidoso que venham este ano cantar as janeiras ao Primeiro Ministo uma vez que vêm aí as eleições. O Primeiro Ministro referiu, entre outras coisas, que terem vindo cantar as janeiras era "um voto de confiança no próximo ano" e que "terei o maior gosto em rever-vos [aos alunos do Colégio Militar] no próximo ano". Ora isto não deve sr uma manobra política uma vez que é muito explícita, manobra que é manobra é dissimulada. Claro que, na minha opinião, o "senhor general Severiano Teixeira" (palavras do PM, não são minhas) teve parte no orquestramento da coisa, sendo o Ministro da Defesa não é difícil fazê-lo acontecer, basta um fax que hoje em dia os militares nunca dizem não aos políticos, já lá vai o dia...
Depois de o que foi para mim outro subterfúgio só posso dizer : Zé, continuas a caminhar para cá!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A história volta a mostrar o caminho



O homem conhece a República há mais de 2000 anos, por acaso até vivemos numa, mas será que evoluimos ou nem por isso?
Se calhar nem por isso. Tomemos em conta a República Romana em vigor até ao último século antes de Cristo. Não tem nada a ver com a nossa, embora também fosse uma República, mas tinha uma coisa boa :os políticos quando acabavam o "mandato" viam-se aflitos com os tribunais. Caso houvesse corrupção, extorsão ou afins havia sempre alguém que os levava a tribunal. Caso fossem culpados acabava-se a sua carreira política terminando muitas vezes com o exílio, não um exílio à doutor, mas um exílio onde todos os bens eram confiscados e o dito "ex-político" era exilado para uma provincia onde não chateava ninguém. No caso português bastava retirar-lhe todos os bens e colocá-lo a cavar terra no Alentejo com o ordenado mínimo. Também tinham a Rocha Tarpeia mas esse aspecto nem vou desenvolver.
Infelizmente aqui, mesmo com estas medidas, talvez não funcionasse lá muito bem devido à nossa cultura: a cultura de votar em políticos que são criminosos e vigaristas, é simplesmente um hábito difícil de desenraizar. Em Roma os que tinham a fama de subornarem os eleitores estavam feitos porque ninguém ia votar neles. Cá e agora dá-se electrodomésticos...
Além de uma muito útil Rocha Tarpeia, venho adicionar mais uma solução trazida pela história universal : o exílio! Apreensão de todos os bens ( da família, portanto não valia a pena passar as coisas para o nome da esposa ) e um fascinante quiçá empolgante fim de vida cheia de aventuras a cavar os solos alentejanos com o ordenado mínimo (sim, porque somos civilizados).

Aviso à Navegação



Atenção minha gente que lê isto (ou eu daqui a uns anos caso fique doidinho), não pretendo de maneira alguma incitar a qualquer tipo de violência física contra indíviduos, bens ou animais alvo dos meus "comentários".
A "Rocha Tarpeia" em si é apenas um conceito\idéia política proposta por mim para a Democracia do nosso país. Caso haja alguém que pegue num ex gestor do BPN e o atire de cima de um penhasco não me venham culpar que incitei a alguma coisa. O pessoal do Texas, nos Estados Unidos da América, também não anda aos tiros uns aos outros só porque existe pena de morte nesse estado. Por acaso até andam aos tiros uns aos outros, mas é por outros motivos. Deixem a quem de direito atirar alguém de uma rocha.
Sejam bons cidadãos, é o meu conselho.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A Teoria da "Pacaça"


A pedido de muitas famílias aqui vai tornado público a minha teoria sobre a “Tropa Pacaça”:
Para quem não foi militar, porque não quis ou não pôde, a denominada “Tropa Pacaça” são as forças regulares, por assim dizer, do Exército Português também vulgarmente conhecida por Tropa Macaca não faltando a esses militares enúmeras alcunhas depreciativas que não vou enunciar.
Diz quem sabe, que o termo surgido na Guerra do Ultramar era devido a um animal que habitava as nossas ex-colónias. Esse animal de aspecto parecido com um boi doméstico com os cornos revirados para trás, foi então utilizado para caracterizar as nossas forças regulares. Este termo terá sido utilizado pelas forças ditas especiais ou especializadas como os Comandos e Pára-Quedistas para se referirem à tropa regular.
Esta é mais ou menos a teoria em vigor, a minha é diferente, passo a explicar:
No Ultramar, não havia nem pelotões de atiradores, como se chama hoje em dia, nem companhias de atiradores ( leigos : Companhias têm cerca de quatro pelotões dependendo da orgânica e cada pelotão tem uma média de trinta homens ) havia sim os Caçadores como unidades de Infantaria. A Infantaria como se sabe tem como principal meio de deslocação as suas “botas” sendo portanto estas Unidades que faziam a maioria das patrulhas apeadas pelo meio da mata. Com o desenrolar da guerra, fosse artilheiro, fosse cavaleiro, cozinheiro ou “transmissivo” e à falta de meios e pessoal todos lá tinham que se enfiar na mata e fazer as patrulhas passando todos a ser de uma forma ou de outra “Caçadores”.É aqui que vou buscar o ponto fulcral : Ora, era tudo uma tropa de caçadores, sendo caçadores eram uma tropa para caçar, eram uma “tropa para caça”, pegando na tradição portuguesa de comer letras: “tropa para caça” = “tropa pacaça”.
Sendo assim o termo “Pacaça” vem não do animal mas sim porque grande parte do exército fazia tarefas que não eram da sua especialidade dando origem a uma falta de formação que levava à inexperiência, falta de disciplina e mesmo à morte. Face a estes pormenores terá quiçá as forças mais experientes referir-se às forças regulares como “Pacaça” tendo este nome ficado até hoje.
Também é certo o costume do exército pôr nomes à oposição ou povos que conhece, ficando aqui uns exemplos : Turra – de terrorista, chamado ao guerrilheiros pró-independentistas das ex-colónias; “Landru” \ “Bosniac” – nomes usados pelos militares para se referirem aos habitantes do Kosovo e Bósnia; “Timocos” – habitantes de Timor e finalmente “Abexins” – termo utilizado pelas forças portuguesas para designar os Afegãos.
O mais certo é eu estar errado, por isso é que não é um facto mas sim uma teoria.

Acordo Ortográfico ou Update do Windows?


Ou será censu... não claro que isso não poderá ser! Estamos no século XXI e isso são coisas do passado, o máximo que pode haver é ajuda editorial.
Não sei se será do novo acordo ortográfico que nos pôs a escrever português renascentista ou do novo update do windows mas o Governo e agora eu, vá-se lá saber porquê, deixou de escrever a palavra crisógono...crisantemo...crista... enfim, uma palavra começada por “cris”. O computador não nos permite acabar a palavra por muito que tentemos, é como aquele zero que tentamos pôr atrás de um número e o Excel teima em não nos deixar, embora para isso haja solução. O que é certo é que a palavra cristalino...crisálida... bem, a palavra começada por “cris” que o meu computador se recusa a escrever deixou de existir pelo menos em Portugal. Fica agora a questão: será um mero update do windows ou será mesmo do acordo ortográfico e a palavra cristal (é escusado) deixou mesmo de existir na língua portuguesa? Se formos a ver a palavra cristiano (sem comentários) não existia no português do século XVI e muito menos no Brasil.