segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Metro Mondego


Metro Mondego aka hino à incomp... (o pessoal no facebook já vai a tribunal por difamação é melhor não me esticar) à modalidade que permite acesso ao salto olímpico da Rocha Tarpeia.
O serviço prestado pelas modestas "automotoras" até não era mau, asseguravam a ligação entre Coimbra e a Lousã servindo as demais localidades que se encontram entre as duas cidades ATÉ aparecer essa ideia genial:o Metro Mondego: "Vamos criar um serviço de metro "giga-mega-ri-fixe" entre Coimbra e Lousã tal como existe no Porto! Há-de dar barraca, um buraco financeiro e muitos bolsos cheios. Vamos já arrancar a linha e ver o que acontece!"
Acontece é que nem há linha de comboio nem há metro. Há obras paradas e muita gente cheia de azia ao ir trabalhar de manhã.
Mas tenho uma ideia construtiva: logo a seguir a quem de direito dar um salto artístico de um sítio que todos bem sabemos (só para curar a azia) que tal transformar a antiga linha da Lousã numa ciclovia?! As pessoas evitavam a estrada da beira e o gasóleo a € 1,33 o litro e vinham lançadas por aí abaixo ("brazuca" pal, da Lousã até Coimbra é sempre a descer, não precisa "pedalá") até parar na estação do parque e apanhar os belos transportes públicos da SMTUC. À ida para cima era só prender umas grelhas nas "carreras" para se poder prender as bicicletas e o assunto ficava arrumado, cuidava-se do ambiente (se a Quercus der esta ideia no jornal da manhã sem pagar direitos de autor vai ter chatices), poupava-se no gasóleo e principalmente, mandavam-se meia dúzia de incompetentes da Rocha Tarpeia.

Sem comentários: