sábado, 3 de abril de 2010

A produtividade Portuguesa


Após muito tempo sem escrever nada, nem dar prova de vida, eis-me novamente aqui a denunciar o que mal vai neste país. Se tivesse o poder não denunciava, fazia "saltar".
Nesta altura de crise muito se falta sobre a falta de produtividade do povo português, do povo português na metrópole, pois "lá fora" aparentemente somos empregados exemplares.
Como é que se pode explicar isto?! Pode-se e não tem muita ciência: diga-se o que se disser os portugueses são EXCELENTES empregados mas PÉSSIMOS chefes.
É genético, português que é português é mau chefe (por norma) mas não é a genética que explica tudo. A seguir a Viriato, nem isto era Portugal, tivemos um romano a comandar-nos: Sertório; o nosso primeiro rei era filho de um francês e de uma "espanhola",a partir daí foi sempre a degenerar com uma ou outra excepção pelo meio; no século XVIII tivemos os ingleses a governar o país enquanto o rei treinava o acordo ortográfico no Brasil e no século XX tivemos uma ditadura que pecou pelo tempo que durou e pelos efeitos secundários. Só aqui tivemos bons chefes ( já ouço a chamarem-me facista)!!
O problema é mesmo este, temos falta de produtividade porque temos maus chefes e tendemos também nós a dar-mos maus chefes se não parar-mos para pensar o que andamos a fazer. Um chefe tem que conhecer os seus subordinados (directos) e a cima de tudo supervizionar!! Ainda encaramos o título de "chefe" como o de senhor feudal, somos donos e senhores dos nossos empregados e eles têm de nos servir esquecendo que temos de os liderar e supervizionar. Um chefe tem de dar o exemplo, não precisa de andar com a "pá" na mão, pois não é a função dele, mas tem que fazer o seu trabalho com tanto ou mais rigor que o seu empregado e principalmente tem de mostrar ao empregado que acompanha sempre o trabalho dele e que o reforça quando tem motivos para isso. Se o "patrão" chegar ao emprego depois da hora, o empregado não vai ter a obrigação moral de o fazer e se o "patrão" chega atrasado ao trabalho não controla se o seu empregado também chega... Se o "patrão" não acompanha o trabalho do empregado, qual é a necessidade deste se esforçar? Ninguém o controla e provavelmente o "patrão" ainda está na cama!!
Já se dizia no exército: "Se o oficial se encosta, o sargento senta-se e o soldado deita-se." Se eu fosse funcionário de uma certa empresa do estado a ganhar os meus seis mil euros anuais enquanto que o meu "patrão" tirava TRÊS MILHÕES de certeza que o meu rendimento ia baixar e muito. Se fossemos a atirar todos os gestores "anormais" que temos neste país da rocha tarpeia, nem ia a metade e já estavam a aterrar num tapede fofinho feito por aqueles que saltaram à frente.
O que o país precisa é de líderes competentes, quem tem a formação deve liderar-nos mas bem. A solução comunista de pôr o operário à frente da fábrica não nos vai levar a lugar nenhum.
Quem é o responsável pelo que se está a passar na foto? Claro que é o chefe! Devia estar a dar indicações aos seus subordinados de maneira a aumentar a eficiência da obra destribuindo as tarefas e supervizionando as mesmas pois é apenas isso que se pede dele e não propriamente pegar na pá.

Sem comentários: